Por Redação Infocredi360 29/09/2022 12:12 • Atualizado 29/09/2022 12:41
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O ponto em comum entre certas modalidades icônicas de controle inteligente, repletas de painéis e gráficos reluzentes, é a velocidade com que as coisas acontecem em segmentos de alto risco. Ao acompanhar de forma constante o perfil de quem um dia sua empresa contratou é igualmente importante não perder de vista as inúmeras variáveis que podem fazer desta jornada um sucesso ou tragédia retumbante. Quem é aprovado no onboarding inicial em uma análise de crédito, por exemplo, pode se tornar companhia de 'viagem' altamente indesejável da noite para o dia, não apenas em função de possíveis prejuízos financeiros, mas – e principalmente – danos reputacionais que podem ser causados por determinados CPFs e CNPJs. Tudo isso justifica a sofisticação assumida por ferramentas como Big Data e Machine Learning, ao demonstrar de forma clara e instantânea aos seus usuários cada quilômetro percorrido por todos os stakeholders, nos diversos ambientes sensíveis em que venham a transitar. Quem ainda considera exagerados cuidados assim talvez mude de ideia frente a estudos como a Pesquisa Global Sobre Crimes Econômicos e Fraudes, desenvolvida pela PwC este ano, na qual se revelam dados sobre o impacto do crime financeiro nas corporações. Dentre as empresas ouvidas, 46% relataram ter sofrido com fraude, corrupção ou outros crimes financeiros nos últimos 24 meses, sendo que, em 18% das grandes empresas, o impacto financeiro decorrente disto supera a casa dos US$ 50 milhões. Outro reflexo considerado altamente preocupante na área envolve o estrago provocado por tais acidentes de percurso nas avaliações de fatores ESG, tendo em vista que recursos gerados por atividades criminosas frequentemente se destinam ao tráfico de pessoas, drogas, trabalho escravo e afins. Portanto, descobrir a iminência de fraudes infra e extramuros é uma missão crítica no radar de toda organização, e os achados diários neste campo não podem ser trancafiados, mas sim dar origem a retratos tão claros e instantâneos quanto a boa imagem que se pretende manter junto ao mercado e seus investidores.
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